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Como potencializar a participação da sua empresa em eventos

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  2. Vianews

  3. -

  4. 15/3/23

Guia prático para potencializar a participação de empresas em eventos corporativos

Seja para promover marcas ou aumentar a visibilidade de um produto, eventos corporativos são uma oportunidade importante para qualquer empresa. Mas não basta apenas participar e distribuir cartões de visita, é preciso planejamento e objetivos detalhados para garantir que a participação da sua empresa seja um sucesso.

Aliás, participar de eventos corporativos é uma das estratégias de marketing mais eficientes para as empresas. Além de ser uma oportunidade de apresentar seu portfólio para um público específico, esses eventos são uma forma de fortalecer a imagem da marca e estabelecer novos contatos comerciais.

Outra vantagem é a possibilidade de gerar mídia espontânea, impulsionar o engajamento nas redes sociais ou reforçar o posicionamento da empresa no mercado, o que pode destacar a organização de sua concorrência e expandir os negócios.

No Brasil, o setor de eventos possui números bastante expressivos, sendo responsável por 4,5% do PIB nacional e por um faturamento anual de R$ 314,2 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).

Embora bastante afetado pelo período da pandemia, os eventos estão se recuperando de uma maneira inédita. Uma pesquisa global realizada pela American Express mostra que 90% dos profissionais que atuam no mercado latino-americano estão extremamente otimistas para 2023.

Ou seja: agora é a hora de aproveitar esta retomada e incluir os eventos corporativos no orçamento de marketing da sua empresa!

Mas se você não tem ideia sobre como investir em ações de comunicação nessas ocasiões para ter uma presença forte e causar uma boa impressão, neste artigo você encontra um guia prático com dicas relevantes para potencializar a participação de empresas em eventos corporativos. Acompanhe e aprenda como se destacar e gerar mais negócios para sua organização.

Eventos corporativos: agregue valor aos negócios

Segundo o estudo “Impacto e resultados dos eventos com foco em geração de negócios no estado de São Paulo”, produzido pela New Sense a pedido da União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), cada real investido por empresas em eventos com foco em negócios resultou em um alto retorno e gerou vendas de R$ 35 às empresas expositoras.

Entretanto, para o sucesso dessas ações, a palavra de ordem é organização. A começar pelo mapeamento dos eventos que tenham afinidade com o negócio e o levantamento de informações básicas, como:

  • Histórico;
  • Organizadores;
  • Local e data;
  • Público estimado;
  • Qualificação da audiência;
  • Atrações previstas;
  • Investimento necessário para participação.

A partir da definição dos eventos corporativos que entrarão no calendário da empresa – seja como visitante, patrocinadora ou expositora –, o próximo passo é desenvolver um plano estratégico, com objetivos e metas, aplicáveis a todas as verticais de negócio envolvidas: comercial, vendas, financeiro, marketing, entre outras.

Escolha o melhor tipo de evento para seus objetivos

Conhecer as variedades de eventos corporativos é essencial para as organizações mapearem as melhores oportunidades para seus negócios. Entender como eles funcionam também ajudam a planejar as ações que devem ser realizadas para promover a imagem das marcas.

Os eventos podem ser a oportunidade para as empresas usarem a criatividade para despertar a atenção de seus públicos, aproveitando essas ocasiões para educar e aproximar-se dos clientes.

Veja a seguir os tipos mais comuns:

  • Workshop

O objetivo principal é fornecer treinamentos para as equipes. Mas se seu produto ou serviço necessita de tutoriais, por exemplo, esta é a melhor oportunidade para se aproximar de seus clientes ou convidar prospects para educar seu público.

  • Fórum

É realizado com a participação intensa da plateia, preferencialmente formada por muitas pessoas. Aqui, a ideia é sensibilizar os participantes sobre determinados temas.

  • Conferência

Evento para profissionais com alta qualificação e vasto conhecimento sobre um tema. Este tipo de evento exige a presença de um presidente de mesa para condução dos trabalhos e mediação de debates. Esta é uma boa chance para os líderes de uma empresa participarem da mesa e promoverem a autoridade da marca.

Use a comunicação a seu favor para suas estratégias em eventos

Participar de um evento envolve criar conexões com seu público, além de proporcionar experiências positivas. Atrair visitantes para seu estande é fazer com que eles conheçam uma parte da sua empresa.

E para atrair pessoas verdadeiramente interessadas no seu negócio, nada melhor do que fazê-las ter experiências memoráveis através das estratégias de comunicação, que podem ser realizadas antes, durante e após a realização de eventos. Confira 5 opções que estão em alta para este ano:

Gestão de comunidade para atrair, engajar e fidelizar

Matéria-prima para bons negócios, os relacionamentos configuram-se como peça-chave para aproximar as marcas de seu público-alvo.

Porém, em tempos de concorrência acirrada, “infoxicação” por excesso de conteúdos, fake news e descentralização da audiência devido à pulverização de canais, como se destacar em meio à multidão? A dica de ouro é conexão. 

Pesquise e conheça o seu público a fundo, identifique perfis, preferências, comportamentos, hábitos e interesses. Construa relacionamentos com um bom trabalho de Relações Públicas, e combine com estratégias mais comuns de Inbound Marketing, como:

  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Blog posts;
  • E-books;
  • Webinars;
  • Vídeos.

Comunicação omnichannel

Diversificar formatos para ir de encontro ao público de interesse também é imperativo às empresas que buscam potencializar seus negócios por meio da participação em eventos corporativos.

Afinal, para uma comunicação efetiva, o conteúdo da mensagem precisa estar alinhado com o canal de distribuição.

Com o boom do TikTok, por exemplo, muitas redes sociais começaram a priorizar conteúdos produzidos em vídeo com o objetivo de reter seus usuários. 

A plataforma que mais se adaptou para encarar a concorrência foi o Instagram, destacando publicações em reels e configurando sua timeline para mostrar vídeos aos usuários que antes eram impactados apenas por imagens estáticas.

Isso já se reflete no mercado publicitário, com maior aderência ao formato para anúncios nas redes sociais, impactando o público-alvo com vídeos institucionais, educativos, humorísticos e produções feitas por influenciadores digitais.

Speaking Opps

Promover e incentivar a inovação por meio do compartilhamento de ideias, experiências e conteúdo, além de apoiar na construção de reputação institucional, também é outro trunfo para as empresas que desejam fortalecer a imagem de seus porta-vozes perante o mercado.

Nesse sentido, uma das táticas é investir no chamado Speaking Opps, programa que visa criar brand awareness (ou seja, reputação e reconhecimento de marca) a partir do conhecimento e expertise de uma empresa, traduzidos nos discursos de seus executivos para um público-alvo.

Após um estudo de caso e de mercado para definição dos objetivos dos clientes dentro do programa, o serviço contempla o processo de busca ativa de oportunidades de participação dos porta-vozes em palestras, painéis e eventos de seu interesse.

Marketing de recompensa

No centro das atenções de toda a empresa de sucesso, a experiência do usuário tem se mostrado cada vez mais decisiva na jornada rumo à fidelização de clientes.

Pesquisa realizada pela OpenText com dois mil brasileiros apontou que 73% deles voltariam a comprar de marcas que apostam na personalização do atendimento. 

Por isso, aproveitar a participação em um evento para promover ativações com foco no marketing de recompensa pode ser uma excelente maneira de atrair novos leads, e reter os antigos parceiros.

Lembrando, apenas, que cada ação deve ter um objetivo e métrica bem definidos, alinhados com o tipo de evento e com o perfil do público visitante.

Geração de leads

Com relação à geração de leads, estratégias de mídia paga e performance são uma outra forma de aproximar as marcas de seu público, promovendo ou anunciando sua presença e/ou suas atrações em um determinado evento.

Assim, é possível diversificar os lugares onde os anúncios são vistos, fazendo com que a mensagem chegue onde os leads estão – seja em buscadores ou nas redes sociais. 

Somado a isso, a mídia paga e performance permite que a empresa fale para diversas pessoas em diferentes canais. Com anúncios direcionados, as chances de atingir leads qualificados são muito maiores.

Combinada à estratégia de mídia e performance, a captação de leads também pode ser realizada durante a participação em eventos corporativos por meio de preenchimento de formulários, leitura de QR Code, inscrições para palestras e realização de cadastro para participação em premiações e sorteios, por exemplo.

E mais: com resultados tangíveis e passíveis de mensuração, gerando insights e resultados valiosos para as empresas.

Assim, é preciso ter em mente que ser apenas um dos expositores de um evento não basta nos dias de hoje. É preciso garantir que a participação das marcas seja bem consolidada para promover maiores chances de vendas.

E aí, gostou deste conteúdo? Compartilhe este artigo, temos certeza de que essas dicas podem guiar a sua ou qualquer empresa para potencializar a participação dela em eventos corporativos!

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