Conheça a estratégia para LinkedIn que vai fortalecer a reputação de sua marca e impulsionar seu marketing B2B.
A construção de autoridade e reputação corporativa são fatores determinantes para o sucesso de uma marca. Divulgar produtos ou serviços é apenas fazer o mínimo, o marketing B2B vai muito além! É preciso humanizar a comunicação e fortalecer os rostos por trás da empresa. Sendo assim, o LinkedIn, maior rede profissional do mundo, é o palco ideal para isso. E o primeiro aprendizado é entender que os executivos estão para o mundo corporativo assim como os blogueiros estão para o B2C.
Com mais de 1 bilhão de usuários, o LinkedIn é a principal rede social para negócios. De acordo com dados da própria plataforma, 4 em cada 5 usuários do LinkedIn tomam decisões de negócios em suas empresas.
Isso torna a sua estratégia para LinkedIn uma peça-chave do seu marketing B2B, especialmente quando o objetivo é estabelecer credibilidade, construir relacionamentos e gerar novas oportunidades.
Mas não estamos falando apenas de criar uma página corporativa para a sua empresa. São os perfis de executivos atuando de forma estratégica que impulsionam e entregam resultados ainda mais relevantes.
O que realmente gera conexão entre as pessoas são as histórias, opiniões e experiências compartilhadas de pessoas, e não de logotipos. Quando um executivo comenta uma tendência do setor, fala sobre aprendizados ou reflete sobre os desafios da sua área, ele fortalece a imagem da marca de forma muito mais genuína.
Pessoas se identificam e admiram pessoas, e não marcas. E por trás de toda marca existem pessoas.
Executivos ativos no LinkedIn ajudam a criar uma conexão mais próxima entre a empresa e seu público B2B através deles mesmos.
Postagens feitas a partir de perfis pessoais têm, em média, um alcance 561% maior do que postagens feitas a partir de páginas corporativas, segundo o LinkedIn.
Quando líderes compartilham insights, comentam tendências e demonstram expertise em suas áreas, eles fortalecem tanto seu branding pessoal quanto a marca corporativa, e acabam gerando mais confiança do mercado.
A presença estratégica de executivos pode acelerar a construção de relacionamentos com stakeholders, influenciar decisões de compra e abrir portas para novos negócios.
Elabore uma linha editorial alinhada aos valores da empresa e aos objetivos de negócios. Algumas ideias de temas que bombam no LinkedIn de executivos são inovação, tendências do setor, liderança e sustentabilidade.
Publicações que geram valor, como artigos, análises de mercado, cases de sucesso e reflexões sobre a experiência profissional ajudam a aumentar a credibilidade e estimulam o engajamento no LinkedIn, assim, gerando valor para o seu negócio.
Perfis frios ou excessivamente institucionais não geram empatia. Além de um conteúdo profissional, incentive seus executivos a compartilharem suas histórias, opiniões e visões de mundo de forma autêntica e pessoal.
Nem todos os executivos são especialistas em redes sociais. Por isso, o apoio de agências especializadas, como a Vianews, ajudam a potencializar os resultados.
Monitorar métricas como alcance, engajamento, número de conexões e comentários é fundamental para entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Investir por investir é dar um tiro no escuro. Para a estratégia para LinkedIn dos seus executivos gerar resultados para a sua empresa é importante acompanhar indicadores e análises para fazer alterações alinhadas com o que os dados mostram. Alguns indicadores importantes são:
Além disso, vale acompanhar indicadores de percepção de marca, como reputação e confiança.
Investir na estratégia para LinkedIn dos seus executivos tornou-se um fator importantíssimo de fortalecimento de marca, construção de autoridade e geração de negócios no mercado B2B. Especialistas com know-how nessa área podem construir uma abordagem estratégica personalizada para que os perfis pessoais de executivos sejam ativos de comunicação da sua empresa.
A Vianews possui uma solução 100% focada no LinkedIn de executivos, além de ter parceria com a rede que aumenta as chances de desempenho dos perfis dos clientes. Fale com a gente e saiba mais!